top of page
conheca-7132-hotel-vals-onde-voce-podera

Terapia com Peter Zumthor 

O hotel e spa, em Vals, assinado pelo arquiteto suiço tem águas que curam e quartos idealizados por Tadao Ando,  Kengo Kuma e Thom Mayne.

por Beta Germano

Há cerca de duas horas de carro de Zurique, está Vals - uma região no meio dos alpes suíços conhecida por suas águas terapêuticas ( há uma notória concentração de minerais) que começam a ser extraídas para consumo desde 1826 na forma da água mineral Valser, hoje vendida em toda a Suíça. De olho na crescente busca por bem-estar ( já naquela época!), o empreendedor imobiliário Karl Kurt Vorlo idealizou um complexo de 5 hotéis e um SPA no local e, no verão de 1893, foi inaugurado o primeiro hotel com 60 quartos e o SPA. 

 

Quase uma década depois, em 1983, quando a incorporadora faliu, o município de Vals adquiriu todas as propriedades com a ideia de elaborar um plano para reformá-lo e melhorar a experiência dos hóspedes. O projeto inclui a construção de um centro de hidroterapia, entre as edificações, para aproveitar as fontes de águas naturais no centro do complexo.

 

Logo entenderam que a estética deveria fazer parte desse processo e convidaram ninguém menos que Peter Zumthor para comandar uma grande reforma. O arquiteto foi bastante feliz ao aproveitar um material local: os 60.000 blocos de quartzito das montanhas da região garantem textura e cor especiais combinadas às linhas formadas pelas composições de volumes geométricos, que ficam ainda mais potentes e dramáticos com as rasgadas entradas de luz natural. 

 

Em 2012 a comunidade resolveu vender a propriedade para o empresário Remo Stoffel que transformaria o local em um complexo de luxo com dois hotéis - sendo o 7132 Hotel com 5 estrelas superior; e o House of Architects com quatro estrelas. A fama das termas por causa do projeto de Zumthor fez com que Stoffel percebesse que uma boa assinatura também nos quartos ajudaria a atrair pessoas do mundo inteiro para a pacata vila. Resolveu, então, fazer uma convocatória para escolher o arquiteto que iria desenhar os ambientes do segundo edifício. A decisão estava difícil e, então, ele decidiu que construiria ambientes de quatro nomes: os japoneses Tadao Ando e Kengo Kuma optaram por apartamentos todos revestidos de madeira, bem clean e oriental. Já o americano Thom Mayne criou opções revestidas em madeira ou no mesmo quartzo das termas, ambos com um banheiro espacial. Há também a possibilidade de ficar  num quarto desenhado pelo próprio Peter Zumthor, que criou um ambiente inteiro preto!

 

O complexo abriga, ainda, três ótimos restaurantes: o de comida internacional contemporânea 7132 Red, o italiano 7132 Dapapà e o 7132 Silver, que acaba de ganhar sua segunda estrela Michelin. Na adega, a maior coleção de bordeaux da Suíça. Mitja Birlo é o chefe que comanda a cozinha do restaurante estrelado, notório por usar todos os insumos locais: as ervas são colhidas no bosque ao lado; os peixes são pescados no lago da cidade; e o leite é extraído das vacas criadas por eles mesmos com muito amor! A água, é claro, vem da montanha.

 

As piscinas termais têm diferentes temperaturas. A melhor dica é ir na mais quente, chamada de "fire" - ela tem revestimento vermelho e água de 42 graus. E de lá, se você tiver coragem, pular direto na mais fria, a piscina "gelo", de 15 graus. Confie em mim: é uma delícia e faz bem para a circulação do sangue.

 

As termas são abertas para o público, mas os hóspedes dos dois hotéis têm acesso privilegiado: logo de manhã, das 7h até às 11h (acredite, tem gente chegando às 6:45!) e também de noite, entre 23h e 1h. Este é um momento bem mágico: os hóspedes são convidados a ficar em total silêncio escutando apenas o som da água e dos animais lá fora e, se você tiver sorte, observar uma bela lua cheia! Nota mental: é bem romântico.

 

Se a atmosfera é mística, os tratamentos seguem a mesma linha: tudo está voltado para curar o corpo e alma e as terapeutas do SPA, inclusive, trabalha um pouco os seus chakras antes da massagem. Vale provar uma massagem na água! Todos os tratamentos são combinados com  produtos da ESPA, linha inglesa natural de skincare com aromas deliciosos e que também segue uma linha mais holística. A ideia é tirar proveito do poder de cura dos ingredientes naturais mais puros de todo o mundo, desenvolvendo uma gama de produtos naturais e tratamentos para te ajudar a ter uma pele bonita e calma interior. Depois de uma hora de massagem, vá até as salas de relaxamento e tome uma infusão criada pelo próprio hotel - são ervas colhidas logo ali na floresta.

 

 

Polêmica:

Hoje Pritzker Zumthor critica a transformação do lugar em um destino de luxo dizendo que o seu projeto inicial, que era mais democrático, foi descaracterizado. Quando a cidade decidiu vender o complexo, em 2012, o arquiteto suíço tentou comprá-lo, mas a população optou por vendê-lo ao empresário Remo Stoffel para uma nova repaginação. "Este projeto foi um projeto social. Eu e minha esposa moramos lá por quase 20 anos e, enquanto era propriedade da comunidade,  foi bem sucedido", disse Zumthor em entrevista ao Dezeen. "Agora pertence a uma figura que destruiu tudo. A área das termas é um marco arquitetônico e esta área foi mantida intacta, mas o lado social do projeto está morto.", completa. No entanto, a estratégia de Stoffel parece válida, pois o destino recebe hoje mais turistas e isso tem uma influência direta na economia da cidade.

 

Não para por aí: 

O também Pritzker Thom Mayne ganhou uma concorrência para criar um novo hotel no local com uma torre de 381 metros de altura com 107 suítes. Será um edifício fino todo de vidro para uma melhor apreciação das belas montanhas do local e para que a construção se camufle com a paisagem, abstraindo e deslocando o vale e o céu. A inauguração estava prevista para 2019, mas está longe de chegar ao fim - principalmente por polêmicas em relação ao local escolhido e impacto ambiental que o projeto. E mais: Tadao Ando desenhou um parque suspenso para instigar a relação dos hóspedes com a natureza local e um museu sobre a luz que explora as formas elementais - quadrado, círculo e triângulo - a incidência do sol e a sobra. Ansiosa para ver pronto!

Fotos

por 7132 Hotel

bottom of page